Notícias

Projeto: III- Exposição Tradições Populares do IDFG: "Altares dos Santos do ciclo Junino"

A heterogeneidade é uma das características da cultura popular, muito estudada no século XX e, portanto, no interior das Ciências Humanas podem ser verificadas suas diferentes concepções.

Na cultura popular, cabe de um tudo: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras, artesanato, culinária tradicional, etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo.

No caso deste projeto foi abordada, a cultura popular que permeiam também o nordeste brasileiro que historicamente é composta por um amálgama de influências, advindo de diversos lugares do mundo que geraram tradições mantidas até os dias atuais.

Uma das tradições existentes nessa região, quiçá em outros locais do Brasil, trata-se da elaboração de Altares em homenagem aos santos católicos do ciclo junino: Santo Antônio (13/06); São João (24/06) e São Pedro (29/06). Aqui também expressamos um altar em homenagem a São José, santo fora deste ciclo, mas que dá abertura a este ao mesmo com as tradições de plantação de milho, alimento principal dos pratos típicos dos festejos deste mês.

Assim, os alunos do segmento dos 9°anos, orientados pelo professor Ginaldo Barbosa (História), realizaram a III- Exposição Tradições Populares do IDFG: Altares  dos Santos do ciclo Junino.

Para tal atividade, os discentes utilizaram-se de diversos materiais que compõem e rememoram as tradições nordestinas, bem como elaboraram e criaram altares fantásticos, além de darem um espetáculo em apresentações orais que versavam sobre a vida e as crenças populares ligadas aos santos.
Portanto, os alunos, por meio do processo de ensinagem, conseguiram aprender e transmitir aspectos fundamentais para o entendimento deste mês festivo que é junho.

Copyright © 2018 - IDFG - Todos os Direitos Reservados.

Boletim Online